segunda-feira, 23 de maio de 2011

É o que? Renda Nhanduti

Acho que ninguém aguenta mais eu dizer que amo o figurino de Cordel Encantado! Estudando um pouquinho mais sobre as peças da Açucena descobri que técnicas diferentes de bordado e crochet são utilizadas em várias peças, por exemplo, esta saia é feita através de uma técnica chamada Nhanduti.
A renda Nhanduti ou Tenerife é uma categoria de renda difundida nos países latino americanos pela dominação espanhola e que teria alcançado o Brasil especialmente através do Paraguai.
A origem do nhanduti, diz a lenda, está ligada a uma inconsolável indígena cujo amado desapareceu no dia do casamento. Ao achá-lo morto na selva fechada, ela se abraçou ao seu corpo, velando-o toda a noite. Ao amanhecer, a luz do sol mostrou que o guerreiro morto estava coberto por um belo manto de teias tecido pelas aranhas. A noiva buscou fios e agulhas e, copiando o trabalho das aranhas, teceu para o amado uma deslumbrante mortalha, criando a primeira peça de nhandut.
Uma trama radial é montada pela rendeira sobre um bastidor onde o desenho final vai se definindo conforme a variação de pontos básicos executados sobre ela. É conhecida também por renda do sol porque os vários motivos são tecidos sobre a trama que parte de um centro, assemelhando-se a uma teia de aranha, que é o significado do seu nome paraguaio (na língua guarani), “ñanduti”. Um grupo de pessoas se reuniu durante 3 meses no APA – Espaço Cultural para somar experiências e o conhecimento de cada um, resgatar e não deixar morrer a arte da renda Nhanduti.
Lindo demais, não é?

Fonte: manequim

9 comentários:

Cynthia Holanda disse...

também não me canso de elogiar o figurino dessa novela, por isso adoro qdo alguém traz alguma novidade.
Já havia lido a respeito dessa técnica artesanal no site da revista Manequim e fiquei a imaginar se não daria pra fazer uma saia aproveitando a ideia e tecendo em crochet, pois essa técnica do nhanduti eu não sei :(
bjs

Luíza Maria Hollanda de Mello @lulymello disse...

é demais msm essa renda
adoooro

Mariana Vicente disse...

Eu sou tão observadora...mas esse detalhe da renda me passou em vão!
A renda é show... os figurinos dessa novela são mesmo encantadores....
bjusssssss

vailentne.blogspot.com

Andrea Guim disse...

Oi, Cris!

Vim te convidar pro SORTEIO de maio no BLOGARTE em parceria com a MERCIDESIGNS. O presente é mega fofo!! Bora lá participar!!

Obs: Tenho 'babado' nas criativas e belíssimas roupas dos personagens dessa novela!!!
Beijins,
Andrea

Anônimo disse...

nossa pra que preciso de livros se tenho seu blogs??!!adorei!!!amo o figurino apesar de agora nao poder ve-los todos os dias =/
saudades!!!
xeeeeeru

Nhanduti de Atibaia por Elizabeth Correa disse...

Cris

este texto é do início do grupo que deu na atual associação Nhanduti de Atibaia, pioneiro no resgate da técnica. A pesquisa andou muito e chegamos hoje na Renda Sol (www.rendasol.org.br). Voce vai adorar, tenho certeza.
Elizabeth

Figurinos de Sucesso disse...

Muito legal Cris

vou me inspirar em um post sobre a novela... nao conhecia esse trabalho lindo demais

bjs

Costurando Moda disse...

Também não canso de dizer que este figurino é perfeito, também sempre posto no bloco, pois temos que valorizar sim nossa cultura, gente é encantador demais, apaixonante, enfim está perfeito.

Unknown disse...

Essa renda é linda mesmo!

Bjos

Dani
www.miscelaniumfashion.com
@miscelanium

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;