terça-feira, 30 de agosto de 2011

A História do Esmalte



As mulheres sempre gostaram de se pintar: batom, cabelo colorido, blush...e claro: esmaltes! Tudo começou lá por volta de 3500 a.C., quando as mulheres egípcias utilizavam uma tintura preta nas unhas (henna). Naquela época os "esmaltes" eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. As cores mais vibrantes só podiam ser usadas pela família real e somente Cleópatra podia usar  vermelho-escuro. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi. O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.

Depois disso o hábito de "pintar" as unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam a unhas lixadas e curtas. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Até essa época, uma das das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas.
Chegando à década de 1930, a pintura dos dedos das mãos e dos pés fazia parte do "figurino" de estrelas do cinema, como Rita Hayworth e Jean Harlow e daí para as mãos de todas as "mortais" foi um pulo!  Logo após essa moda, surgiu a tendência de maquiar os lábios e as unhas da mesma cor.



Hoje em dia a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. Hoje tudo é possível, esmaltes 3D, craquelados, strass, piercings,  desenhos, francesinhas, inglesinhas e até adesivos para unhas.As possibilidades são quase infinitas!
Mas, eu tenho uma crítica com relação ao tamanho das embalagens, acho que deveriam haver um vidrinho menor, tipo que a gente usasse só umas duas vezes, assim não haveria desperdício e gente não ficaria com a consciência pesada de trocar de esmalte toda semana! Fica a dica para as empresas de esmaltes!

Fonte e imagens:abcdmoda,..superantenadas

4 comentários:

Caroll Maturana disse...

Adoreeei o post, ainda nao conhecia essa historia!
Ate indiquei no twitter.
Bjs querida!

Loja Sabbia Rossa disse...

Lindo o post! Adorei a história! E as imagens antigas são muito fofas!

Sempre com ótimos posts! Beijos linda, saudades!

Nanda disse...

Que bacana, vc e seus posts suuuperinteressantes!!!
Querida, me desculpe, ainda nao podemos nos encontrar, né? Mas, tou te add no Twitter pra gente marcar essa semana, tá?
Bjs!

Marília Rolim disse...

Nossa! Post super interessante!
=)
http://manualfashion.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;