sábado, 6 de fevereiro de 2010

Diariamente no figurino 2

Também faz parte da nossa rotina a preocupação com as algumas limitações: aquelas características que são inerentes ao figurino...

- A roupa deve combinar com o estilo (sertanejo, jovem, músical, cultural..) ou com a linha (jornalismo, variedades, linha de shows, etc) do programa .
- O figurinista precisa conhecer muito bem o público de cada programa. É necessário estudar os briefins, saber para quem ele é feito.
Avaliar periodicamente as pesquisas quantitativas e qualitativas para  conhecer quem realmente vê o programa.
- Ainda é preciso conhecer a cartela de cores usadas nos cenários para evitar "choque" de cores nas roupas/acessórios (senão o apresentador não ganha destaque)....é preciso ainda controlar as cores que irão ao ar a cada dia (se a apresentadora do jornal da manhã usa a mesma cor da apresentadora do jornal da noite corre o risco do espectador pensar que é a mesma roupa, outro caso é o dos programas onde há mais de uma pessoa, é fundamental harmonizar as cores que serão usadas, nunca usar cores semelhantes...
- Algumas estampas devem ser evitadas, grandes ou pequenas demais, alguns tipos de listras provocam um efeito que a gente chama de "batimento" (é quando a imagem fica tremendo sabe), transparências (ugh) ficam péssimas no vídeo, marcas não podem aparecer nunca....
- As formas também devem ser repensadas, o vídeo costuma aumentar de 05 a 07 vezes em tamanho e volume....por isso corro quilômetros de uma câmera de vídeo.
- Conhecer as linguagens do vestir...(o que é vulgar, infantil, o que pode demonstrar fraqueza, etc).
- E por último....(de propósito)...conhecer o tipo físico, tonalidade de pele, medidas, estilo pessoal, estilo de vida e temperamento..dos apresentadores(as), não só as características físicas de cada pessoa que você vai vestir. É preciso lembra que ninguém "veste" literalmente um personagem, o figurino só ajuda a compor, serve como espécie de "escada". Cada apresentador(a), atriz ou ator é em primeiro lugar uma pessoa......com todas as características..qualidades, defeitos...afinal gente com a gente.....(acho que vou fazer um curso de psicologia pra ver se entendo tanta gente diferente).
Enfim são muitos detalhes...ainda bem que entre a nossa equipe não existe briga nem ego alterado (aquela coisinha comum em gente da criação), aqui, as criações são coletivas e às vezes fica difícil dizer quem fez o que.

2 comentários:

Anônimo disse...

da hora amei or

Anônimo disse...

idiota sem noção cara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;