quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entendendo o que é styling de moda.

Geralmente quando falo que sou stylist as pessoas perguntam: o que é isso?
Bom, Semestre começando e a professora se apossa de mim novamente...aí vai um pouquinho sobre esse assunto..

Segundo Cristina Frange, Stylist é o profissional responsável pela organização de uma imagem de moda (conceito, linguagem usando códigos semióticos)...é ele quem cria a imagem, seja ela impressa (revistas, catálogos e editoriais de jornal), para a televisão (figurinos de TV e publicitários), outdoors, desfiles e até mesmo no guarda roupa de uma pessoa (personal stylist). 

Ainda não entendeu? Na minha opinião o styling funciona como uma maquiagem...é ele quem vai valorizar o que já existe....ou seja na maquiagem o rosto já está lá...pronto! Daí você escolhe os tons que tem a finalidade de realçar, disfarçar, e iluminar o que há de melhor ....(essas coisas que você já sabe), para isso a gente usa corretivo, base, iluminador.....cartela de cores, esses seriam os elementos que a gente usa no nosso self styling para que sejamos melhor observados, concorda? No caso da fotografia de moda cabe ao stylist utilizar elementos de styling que juntamente com a roupa criem um conceito, uma unidade, enfim juntos contem uma história. 

Para que você possa entender melhor resolvi analisar um dos ensaios que amo....criado em alusão à Alice no País das Maravilhas de Tim Burtom e publicado pela Vogue Itália (Fevereiro - 2010).

O tema ou conceito do editorial é a junção de todos os elementos de styling...é como se fossem as palavras numa frase, só passam a fazer sentido juntas...ele pode ser pensado antes ou durante o processo de criação da imagem.
Linha Estilística do Fotógrafo: A escolha do fotógrafo é fundamental para que consiga contar uma história concreta, por exemplo se a proposta for mais romântica pesquise Tim Walker, se for irreverente/surrealista David La Chapelle, trash Terry Richardson, sensual Herb Ritts, etc...ou seja cada fotógrafo tem a sua linha, a sua marca registrada.

Créditos:
Bohemian Way
Emma Summerton - Fotografia
Sasha Pivovarova - Modelo
Edward Enninful - Editor de Moda / Stylist
Sam McKnight - Hair Stylist
Alex Box - Maquiador
Simon Costin - cenógrafo

Num próximo post vamos dissecar ainda mais a imagem e tentar montar um painel de referências, será que a gente consegue?...

6 comentários:

Patty Silveira disse...

oiiiii

Ameiiii o seu blog!!

beijos

Patty
http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

Ticy disse...

Amei Asdorei o post! E eu nunca havia pensado como a escolha do fotografo e tao importante!
Bjuxxxx
Parabens pelo Blog!

Caroll Maturana disse...

Claro Cris, estarei sempre por aqui!
Agora sou seguidora do seu blog!
Bjks

www.blogrevendedonline.blogspot.com

Muri Leite disse...

Floor, muito obrigada pela visita ao meu blog, e ja estou te seguindo viu .
Adoorei aqui muito cute !
Beijinhos *-*

http://lamodde.blogspot.com

Priscila Knechtel disse...

Muito bom o post, super explicativo...

beijinhos
http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com/

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Cris, muito complexo tudo isso né?Em pensar que compramos a revista, olhamos o editorial, adoramos e pronto rsrsrsrss, obrigada pelo carinho, bjs, Va.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;