quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Profissão Criativa

Sempre que começa o Semestre, uma pergunta surge na minha mente: O que leva uma pessoa a escolher uma profissão ligada exclusivamente à criatividade, como moda, design, artes visuais, publicidade ou arquitetura?
Acredito ser uma escolha baseada em vocação (ou pelo menos deveria ser), porém o que percebo quando pego uma turma nova de alunos é que hoje em dia a escolha não é pela moda como profissão e sim pela profissão que está na moda. Isso me preocupa demais, ninguém faz medicina porque todo mundo tá fazendo ou pelo burburinho, tem que ter dom, não é?!

Para trabalhar com moda, não basta apenas ter senso estético ou saber se vestir direitinho, tem que ter "jeito pra coisa" o que nem todo mundo tem, ainda bem que o mercado é melhor selecionador que o vestibular!!.
Criação é coisa séria! Precisa ter feeling, olhar, compromisso e acima de tudo responsabilidade quanto ao produto que se cria!
Ser criativo não é sinônimo de saber desenhar ou combinar direitinho,  escrever, etc. (isso aí é talento) Criatividade é processamento de informações, é acima de tudo saber receber (inspirar) para depois transformar em um produto melhor: exatamente como o ato de  respirar. 
Porém, se você escolheu esse caminho para sua vida, algumas premissas são básicas para sobreviver a esse mar de gente que lota as faculdades de moda em todo o país:
Curiosidade: Ninguém vai te dar nada de bandeja. Você tem que perguntar, investigar, buscar. O pior que pode acontecer é você ouvir um não.
Observação: Olhar e realmente enxergar, estar atento à tudo a sua volta, ter sensibilidade, internalizar, sentir. Manter-se em estado de alerta.
Diploma: Você não precisa dele para colocar a sua criatividade para fora. Mas, a faculdade é indispensável porque te ensina a pensar. Isso é algo que vai te dar profundidade como pessoa e embasamento para seus trabalhos. 
Durante todo a sua vida, busque conhecimento paralelo: design gráfico, design de superfície, ilustração, fotografia, tipografia, caligrafia, jardinagem, culinária etc, ou seja você nunca deve parar de estudar!
Experiência: Infelizmente ninguém irá querer te contratar sem saber do que você é capaz, então busque experiência. Uma dica é se oferecer para fazer algum trabalho, mesmo que sem remuneração, no ínicio é preciso encontrar com o que você se identifica e só vai conseguir descobrir isso colocando a mão na massa.

Enfim, quero desejar boa sorte a você que escolheu uma profissão criativa e aos meus futuros alunos...

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Cris

É verdade, nem sempre basta querer é preciso ter...
Vou aguardar a sua visita em meu espaço.

Bjooooooooooooooo..............

Betty Gaeta disse...

Oi Cris,
Acho que o problema não está somente nas profissões criativas, não! No momento a moda parece ser o caso mais grave, mas não o único.
Bjkas e uma ótima noite para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Rafaella Bastos disse...

A gente começa a perceber melhor com estagiario indo e vindo, nem todo mundo tem o dom, nem todo mundo tem vontade de aprender, trabalhar. Nossa profissão tem outro problema, o glamour que se diz ter em volta dela, estilista aclamado no final do desfile, blogueiras famosas, etc, que de fora tudo parece muito fácil. Não tem nada de glamour, é trabalho pesado, corrido, que talvez exija muito mais esforço, dedicação e vontade do que em outras profissões porque como se compete com criatividade?

Valha, num falei coisa com coisa mas falei, kkkk..
bju chefinha!

Luciana Bouth disse...

Dificil falar sobre o assunto que você falou delicadamente como ngm!

a moda tá na moda! É fato, mas tem que gostar muito, por que ao contrário do que as pessoas pensam, moda dá muito trabalho... Muito a ponto de teroubar tempo de lazer entre outros. Há uma ilusão que na moda há muito burburinho e glamour e pouco trabalho... acredito as vezes que as pessoas são atraidas por esse mito, que a mídia alimenta (com novelas e etc...)

Luciana Bouth disse...

Dificil falar sobre o assunto que você falou delicadamente como ngm!

a moda tá na moda! É fato, mas tem que gostar muito, por que ao contrário do que as pessoas pensam, moda dá muito trabalho... Muito a ponto de teroubar tempo de lazer entre outros. Há uma ilusão que na moda há muito burburinho e glamour e pouco trabalho... acredito as vezes que as pessoas são atraidas por esse mito, que a mídia alimenta (com novelas e etc...)

Unknown disse...

Olá Cris

Passei para lhe desejar uma ótima 6º feira.......

Bjooooooooooo.........

TColares disse...

Post luxuoso e essencial para quem vai começar em qualquer profissa...vocÊ foi impecável nas colocações, e sabe que até médicos tem um monte por aí pelo status e pelo"glamour",e nem sei daonde esse povo tira isso.
A verdade é que é muito fácil fazer olhar seletivo e ver só o que a gente quer e acha ser mais confortável né?Daí fica se imaginando o Victor Valentim ou doctor House ...Mas,a vida real é bem complexa e dura em qualquer profissão...
A propósito você dá aula de que e onde???Um bjum do coletivo que super te admira e acompanha!!!!!!!!!
http://coletivoinstalacao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bem, acho que devo fazer um comentario.
Minha historia pode ser meio estranha e doida a primeira vista, mas acredito que tem muita gente no mesmo barco que eu.
Eu sou uma que fez Medicina por causa do burbirinho e porque todo mundo estava fazendo. Sempre fui estudiosa e isso era o que todos esperavam de mim. Outro fator importante eh que com 17 anos poucas pessoas tem maturidade para saber qual o seu dom e coragem para assumi-lo.
Apos estudar em uma federal, trabalhar e finalmente entender que eu posso ter outros dons, decidi estudar aquilo que sempre me atrairam e me fascinaram. Hoje estudo Moda e Fotografia.
Uma vez me disseram assim: nao eh vc que escolhe a moda, eh a moda que te escolhe.
Desde pequena era diferente de todos da minha familia por adorar moda, inventar e buscar moda. Demorei, mas agora assumi p mim mesma meus desejos.
Um pouco do meu trabalho
Www.zuinn.com.br/dollores
Adoro seu blog!

Bjos

Dollores
Dolloresmf@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;